Vídeos com alguma facécia

Agora é possível desfrutar de alguns vídeos relacionados com os textos. Para isso basta carregar no título do post. O título é aquela coisa a Negrito, com umas letras maiores, e que antecede as profícuas palavras deste blog. Advertência: Caros leitores, estão completamente proibidos de ver os vídeos antes de lerem as barbaridades escritas, correndo o risco de serem atingidos por uma comichão deveras desagradável na zona da púbis, seguido de pé-chato nas mãos e escorbuto nos tornozelos.

Friday, March 18, 2005

Bússola Política

Muito bem, venho partilhar um certo cepticismo relativamente aquilo que o Público denominou Bússola Política. Não sei se sabem (nem quero saber), mas existe uma série de perguntas que mostram em que quadrante político nos encontramos. Depois de respondidas as perguntas é-nos revelado o resultado final (ou então faz-se um bonequito num papel e aí o resultado é o que quisermos - desde que não tenhamos um ataque epiléptico e fique tudo rabiscado). Os quadrantes definem-se em 4 pontos cardeais: autoritarismo, libertarianismo (ou sou muito troll - pois sou! - ou liberalismo seria melhor escolha), direita e esquerda (foi utilizada a máxima Norte-Sul-Este-Oeste). Bem, indo directo ao assunto, existe a possibilidade de vermos o resultado de algumas figuras internacionais no Público, no Political Compass e pela internet fora. É aqui que, para a minha pessoa, se encontra o logro. Eles colocam resultados de figuras como Bush, Dalai Lama, Saddam Hussein, o Papa, Tony Blair ou até Robert Mugabe!

Ok, podem enganar-me com o Blair, agora os outros? Eu vou explanar aqui as razões pelas quais defendo a impossibilidade deste cenário. O Dalai Lama não tem net em Dharamsala. O Mugabe não respondeu porque está demasiado preocupado com o fomento da democracia no Zimbabué e com a realização de eleições. No dia em que recebeu o questionário ia fazer uma permanente àquela "coisa" que tem no lábio superior. O Papa estava ocupado a atirar pedras a mulheres que abortavam e a pedir à Opus Dei para impedir a publicação do Código Da Vinci e a exterminação do Dan Brown. O Saddam passava os dias a responder a questionários sobre armas de destruição maciça e acabava por não ter tempo para mais nada (ok, talvez tenha feito umas palavras cruzadas; agora este teste..., não acredito; eu nem acredito que ele saiba inglês...). O Bush é fácil, e todos sabem. Ele não sabe ler.

Se colocassem figuras como Francisco Louça ou o Paulo Portas (sempre disponíveis para este género de coisas) eu acreditava. Além disso, não creio que estes sejam as escolhas mais reveladoras. Eu quero saber o resultado de personalidades como Júlio Isidro, Luís Pereira de Sousa, Paula Neves ou Fernando Rocha. Esses sim, interessam-me. Os outros já todos sabemos. É o mesmo que perguntar qual a cor favorita a Luís Delgado. Ele responderia logo "-Dahhh!!".

Tive acesso ao resultado da Bússola Política efectuada ontem por Freitas do Amaral. Vou partilhar:
?

No comments: