Vídeos com alguma facécia

Agora é possível desfrutar de alguns vídeos relacionados com os textos. Para isso basta carregar no título do post. O título é aquela coisa a Negrito, com umas letras maiores, e que antecede as profícuas palavras deste blog. Advertência: Caros leitores, estão completamente proibidos de ver os vídeos antes de lerem as barbaridades escritas, correndo o risco de serem atingidos por uma comichão deveras desagradável na zona da púbis, seguido de pé-chato nas mãos e escorbuto nos tornozelos.

Monday, December 13, 2004

Mercali em desuso!

Eu vi hoje, e pela primeira vez, a escala de Mercali. Fiquei a saber que é uma escala descritiva, com 12 pontos, e está em franco desuso. E eu perguntei-me:

-Mas porquê? Uma escala com um nome tão janota, tão pimpão!!!

Foi então ao ver a descrição da escala de Mercali que tudo se tornou claro! Eu coloco aqui a escala de Mercali sem uma única alteração! Dou a minha palavra-de-honra que isto foi copy-paste, sem tirar nem pôr. Tomei a liberdade de "negrar" algumas pérolas!!

Por favor, não se riam (muito...):

Escala de Mercali:

I - Não se sente.

II - Só é sentido por pessoas em descanso ou nos andares superiores de um prédio.

III - Só é sentido por pessoas dentro de casa. Candeeiros do tecto balouçam. A vibração sentida é semelhante à provocada por um camião que passa.

IV - Vibração semelhante à provocada pela passagem de camiões pesados. Carros estacionados balouçam. Objectos de louça e janelas vibram. Objectos de cristal tilintam. Soalhos de madeira e vigas podem ranger.

V - Sente-se mesmo na rua. pode estimar-se a direcção das vibrações. Acordam pessoas que dormem. Agita líquidos em repouso, podendo mesmo entornar os copos cheios. Pequenos objectos são deslocados. As portas abrem-se e batem. Os relógios de pêndulo param ou aceleram.

VI - Sentido por toda a gente. Pessoas assustam-se e saem para rua. Torna difícil andar. Quadros caem das paredes. Móveis mexem-se ou caem. Caliça cai das paredes, azulejos racham. Pequenos sinos começam a tocar. Árvores e arbustos abanam.

VII - Dífícil manter-se de pé. Mesmo os condutores de automóveis o sentem. Os objectos suspensos balançam. Móveis partem-se. Tijolos e azulejos mais frágeis partem-se. Chaminés mais frágeis desabam. Cai gesso das paredes, tijolos soltos, cornijas, pedras, telhas. Formam-se ondas nos lagos e tanques. As águas ficam sujas de lama. Criam-se declives e desníveis ao longo de areais e zonas de gravilha. Grandes sinos tocam. Valas de cimento ficam danificadas.

VIII - A condução de automóveis é afectada. Construções são afectadas, algumas podem cair parcialmente. Queda dos estuques e de algumas paredes de tijolo. Chaminés torcem-se e caem, monumentos, torres, depósitos de água elevados caem igualmente. Estrutura das casas desloca-se ou chega mesmo a cair. Paredes soltas caem. Ramos das árvores partem-se. Temperatura e caudal da água das fontes e poços é alterada. Surgem brechas no solo em declives e na terra molhada.

IX - Pânico generalizado. Construção mais frágeis são destruídas. As construções normais são muito danificadas, algumas colapsam. Mesmo as construções mais sólidas são afectadas. Reservatórios de água danificados. Canalizações subterrâneas são afectadas. Brechas visíveis no solo. Nas zonas aluviais, areia e lama é ejectada.

X - A maior parte das construções é destruída juntamente com as fundações. Construções mais sólidas de madeira e pontes colapsam. Danos graves em barragens, diques e cais. Grandes deslocamentos de terra. Água de canais, rios, lagos é projectada. A areia e lama sofre grandes deslocações laterais nas praias e regiões planas. Carris de caminho de ferro são ligeiramente torcidos.

XI - Carris de caminho de ferro muito torcidos. Canalizações subterrâneas completamente destruídas.

XII - Danos quase totais. Grandes massas rochosas deslocadas. As linhas de nível são alteradas. Objectos são lançados ao ar.


(pausa para restabelecer do riso compulsivo)


Gosto especialmente dos pontos V e VI, que parecem um autêntico filme de terror em crescendo!!

No ponto VI as pessoas saem à rua: mas só no ponto VI!!

Mas no IX é o pânico!; só no ponto IX, e nunca antes, senão podem ser acusados de mariquice ou coisa do género!

Gosto da comparação dos sinos grandes/pequenos que acontece nos pontos VI/VII. Esta forma de descrição é utilizada mais uma vez. Agora o alvo são os carris de caminho de ferro que podem ficar ligeiramente/muito torcidos (pontos X e XI)!

Não admira que a escala de Mercali esteja em desuso! Mas talvez, aquando da vida do Sr. Mercali, aquilo fosse altamente genial e inteligente. Hoje, desculpe dizê-lo Sr. Mercali, não é, é até um pouco patarouco!!

1 comment:

Anonymous said...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu