Vídeos com alguma facécia

Agora é possível desfrutar de alguns vídeos relacionados com os textos. Para isso basta carregar no título do post. O título é aquela coisa a Negrito, com umas letras maiores, e que antecede as profícuas palavras deste blog. Advertência: Caros leitores, estão completamente proibidos de ver os vídeos antes de lerem as barbaridades escritas, correndo o risco de serem atingidos por uma comichão deveras desagradável na zona da púbis, seguido de pé-chato nas mãos e escorbuto nos tornozelos.

Wednesday, July 12, 2006

Tempo de Viver bate recorde mundial de temas controversos ACTUALIZAÇÃO: 16/01/07 - EU SEI QUEM É O TUBARÃO!

Tendo em conta a linha editorial desta casa (pois, como se tal existisse), vou penetrar num tema maldito. As novelas. Da TVI. De um tal Rui Vilhena. Já foi possível observar uma referência a uma outra novela que ficou conhecida como quem matou o António? Ora bem, volto a encontrar razão para escrever sobre o que o português escolhe primordialmente ver na televisão, no horário nobre. Falo da nova novela da TVI, Tempo de Viver.

Convém, antes de tudo, avisar que vou demonstrar um conhecimento deveras aprofundado sobre os temas nucleares desta novela. Peço, por favor, não deixem de ler, por mais que não gostem de novelas. Eu também não gosto. Mas vejo. Razão? Um simples e racional trade-off entre novelas e futebol. Eu vejo novelas, para a patroa me deixar ver futebol, sempre que coincidem no mesmo horário (ou noutros). Quem conhece um pouco de Teoria dos Jogos, diria que pura e simplesmente adopto a melhor estratégia, tendo a conta a melhor estratégia do adversário. Por outro prisma, dispenso visionamento televisivo de qualidade nos momentos de desafogo para obtê-lo nos momentos mais cruciais.

Bem sei que sou eu que uso as calças em casa e que a essa hora a patroa deveria estar a lavar a louça, a polir o estanho, a tirar a porcaria do ralo da banheira (porque tomei o meu banho semanal) ou a coser as minhas meias (rotas por não cortar a unhaca do dedão), mas eu sou um coração mole, e permito que elabore a labuta do lar que lhe diz respeito, pela madrugada, enquanto durmo o sono dos justos.

Agora que elucidei a assistência, vamos ao que interessa. A novela Tempo de Viver abarca quase todos os dramas da sociedade (e mais alguns que a própria sociedade ainda não se tinha lembrado). Não acreditam? Ora observem-nos: alcoolismo, bissexualidade, alpinismo (desportivo e social), uma ex-presidiária, terrorismo, prostituição na classe alta (prostitutas e prostitutos), chantagistas, taxistas, troca de casais, a descoberta da religião, tráfico de droga e de diamantes, paranormalidade/aparições. Bem sei que faltam temas clássicos como o aborto, o incesto, o roubo de crianças ou a violação, mas essas são tratadas nas outras duas novelas. Rui Vilhena, nesta novela, bolça uma simbiose de temas só ao alcance dos escritores da série juvenil Riscos. Quem não se lembra da série que não deixava um tema controverso para depois? Um tsunami, perto de um episódio de Riscos, parecia uma bufa num qualquer banho de emersão.

Vou tentar, em poucas frases, resumir a trama da novela.
A alpinista-social que quer casar com um moço ricalhaço, que é bissexual, e tem um caso com um prostituto. O irmão do ricalhaço está apaixonado por uma prostituta fina que tem o padrasto dele como cliente. A mãe da alpinista-social esteve presa por tráfico de droga e tem um tio taxista, que tinha um filho que morreu nas torres do World Trade Center. Uma tia do ricalhaço bebe whisky como se a Escócia fosse ao fundo amanhã e tem um casal amigo que pratica swing, cujo filho quer ir para padre. Os swingueiros têm outro casal amigo que tem um filho que vê fantasmas e faz premonições.

Se isto é uma novela com três semanas de vida, não quero pensar no que aí vem. Necrofilia? Nanismo? Sinusite? Gonorreia? Pé Chato? Jeovás? Heterossexualidade? O Jogo da Mala? O Guilherme Leite? O Nel Monteiro (com o seu novo sucesso Puta Vida Merda Cagalhões)? Granizo? Afias Estragados? Polo Aquático?


PS: O facto de poderem ouvir a música de Nel Monteiro deve-se ao Portal Pimba. Aqui podem encontrar uma exaustiva análise à música.


-----------------------


Actualização (16/01/07):


Não se fala noutra coisa. Depois da célebre pergunta Quem matou o António?, Rui Vilhena volta a mostrar a sua arte para perguntas retóricas e está de volta com Quem é o Tubarão? Eu já sei quem é o Tubarão em Tempo de Viver! Muitos apostam em Bráulio, outros tantos em Fernando, alguns em Célia, dois em mim e o Ze Halcon está convencido que é o trabalhador de Leste da Limparte. Errado! O Tubarão em Tempo de Viver é a Floribella. Até Rui Vilhena se rendeu à boazinha Flor. Ao que se sabe, os filhotes de Vilhena obrigaram-no a incluir Flor na trama sob pena do argumentista ficar com os filhos órfãos. É assim a batalha SIC vs TVI: uma guerra sem quartel (porque o Estado já o vendeu)!!!

E daí, talvez o Tubarão seja o Fausto. Desta ninguém se lembrou ainda...

13 comments:

BlueAngel aka LN said...

Tens toda a razão. Só uma correcção: Rui Vilhena. :-)

AMAFAS said...

Para que a razão me fuja muito mais tempo já está corrigido o erro. É o que dá falar de cor. Não se domina o tema e depois...

Obrigado.

Anaoj said...

Eu acho que, nessa telenovela, ainda vão aparecer insectos mutantes...

AMAFAS said...

Heheh

Também aposto em borboletas com mau hálito...

Anonymous said...

podiam dizer-me POR FAVOR o nome da musica da 'maria laurinda' e do 'afonso'?


( Refrão : diz-me o que é importante pra ti, gostas de mim ou do que te posso dar? )

POR FAVOR! é urgente!

Tino_de_Rans said...

Não existe nenhum http://portalpimba2.planetaclix.pt/ mas sim www.portalpimba.com

Anonymous said...

P'ra que conste, A mãe da alpinista-social esteve presa porque assumiu as culpas da filha, que traficava droga. Era a mãe, não a filha.
E o filho do casal amigo daqueles que praticam swing não vê fantasmas nenhuns. Faz apenas premonições. A novel está com muito boa qualidade. Achas estranhuh o seu conteúdo. Será boa ideia olhares à tua volta e reparares no mundo que te rodeia. Todos os probelmas reunidos na novela... amigo... eu já lidei com todos eles. Conheço imensa gente com esse tipo de problemas e situações.
Seria boa ideia passares mais tempo com a patroa em vez de estares aqui a publicar estes textos! =)

Guess

Anonymous said...

*era a filha, não a mãe.

Anonymous said...

já agora... alguém sabe o nome daquela música da Bárbara?

"Sou euuuuuuuuuuu.... Sou euuuuuuuuuuu!"

é linda =)

Guess

Anonymous said...

A novela tem um grande e forte enredo e não é por coincidência que a maioria das pessoas portuguesas a vêm... Rui Vilhena é um grande escritor e de certeza que sabe muito bem o que está a fazer! é uma responsabilidade enorme levar a cabo um projecto na televisão!
E fazer uma novela ímplica grandes pesquisas, ou pensas que os temas de que tu próprio falaste aparecem assim do nada? NÃO, pois não! Por isso fica caladinho e vai ver o futebol que a única coisa que contém é violência e correr atrás de uma bola!
POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Anonymous said...

a musica da maria laurinda e do afonso xama-se "importante-gutto e rita reis". ja agr alguem sabe o nome da musica que deu qd ficaram a saber a noticia do 11 de set????

Anonymous said...

ninguem pensou mas o tubarao pode ser o pedro, marido da rakel k pode n ter morrido no atentado de 11 de setembro!

Anonymous said...

HAHAHAHAHAHAHAHA

O Mikayl ou como raio o homem se chama...
Tiveste muito bem ;o)